O ser humano é um ser recional. As pessoas concordam e querem confirmar essa verdade. Mas será que, de fato, o ser humano é sempre racional? De que modo ele confirma isso no dia-a-dia? Se a racionalidade pertence à sua estrutura espiritual, ela se manifesta também em seus comportamentos? A história ´testemunha da racionalidade humana? Ou será o ser humano tão racional que utiliza sua razão para aquilo que parece irracional? Não seriam suas ações racionais, porém, dominadas pelas paixões?
Racionalidade-Instrumento:É certo que o homem calcula muito bem seus objetivos, ajunta-lhes motivos convincentes. Profundamente, porém, o que ele almeja não é ético e nem humano, embora muito bem estudado e planejado.
Diríamos que esta é a razão enquanto instrumento que serve para enganar e dominar o outro, destruir a natureza e explorar o semelhante. Não podemos dizer que se trata de irracionalidade pura e simples. É razão interesseira e calculista.
Para nós, ser racional é ter a capacidade de pensar, de raciocinar, de decidir, de escolher o melhor, de ver as coisas com clareza, de distinguir, de buscar a objetividade nas questões discutidas e, de viver, portanto, sua estrutura espiritual interna com transparência e autenticidade. É a potencialidade da ação racional e consciente, embora admitamos a racionalidade instrumental e a existência das paixões(ódio, ressentimento, raiva, etc). É assim que entendemos a racionalidade humana: de um lado, ela é verificável na história e, de outro, é verificável na barbárie(guerras, genocídios, exploração, etc).
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
O homem é um ser racional?
Postado por
Amigos da Filosofia
às
12:25 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
porque o homen é um ser racional? essa ea pergunta.
Bem que você deveria colocar a fonte desse texto, não acha? Copiar e não citar a fonte é plágio!!!!
Postar um comentário