A TODOS OS NOSSOS VISITANTES:

SEJAM BEM-VINDOS AO AMIGOS DA FILOSOFIA!

"A filosofia não é senão este esforço da razão, toda entregue à procura da verdade, e por isso humildemente submissa ao real".

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Cristianismo


Mobilidade Religiosa

Na América Latina, especialmente no Brasil, as pessoas, têm com muita facilidade, trocado de religião como se troca de roupa. Uma única pessoa chega a passar por até cinco ou seis igrejas diferentes. Qual será o motivo? Será que as pessoas não estão encontrando Deus em Sua própria casa? Será que elas estão de fato à procura de Deus, ou fizeram uma “imagem de um deus”, e estão procurando essa “imagem” nas igrejas? Ou ainda: será que elas procuram a Deus ou procuram-se nas igrejas? Diante disso, podemos nos perguntar, no caso do cristianismo, estas pessoas que assim procedem, querem seguir a Cristo ou uma igreja? A resposta não é fácil. Depende da motivação de cada um,e que varia de pessoa para pessoa.
A grande maioria da população tem medo de aprofundar isso. Porque elas já sabem que terão que mudar de rumo, mudar de atitude, começar de novo. E isso, obviamente, dá muito trabalho. Melhor deixar como está... Não se toca no assunto... Deixa-o na superfície... Agindo assim a pessoa nunca vai chegar a entender porque ela faz isso. É como jogar a sujeira par debaixo do tapete. Ninguém vê. Mas, você sabe que está ali.
A pessoa que quer agir com coerência e inteligência, procura aprofundar a questão. Por que deixar esta igreja? Deus não está em toda a parte? Mais: Ele não está em mim, que sou Sua imagem e semelhança? Ao invés de mudar de religião, por que não mudar as minhas atitudes dentro da religião a qual escolhi? Se tenho dúvidas, devo buscar esclarecimentos. Se tenho problemas, conflitos e, diga-se de passagem, sempre e em todo o lugar terei, por que não resolvê-los?
Ao olhar analisar de maneira mais profunda essa questão, podemos concluir o seguinte: mudar de religião sem buscar o sentido desta mobilidade é mudar de problemas, conflitos e adicionar mais dúvidas.
Conheça a sua religião e viva conforme você crê. Assim, você terá a estabilidade espiritual que tanto procura.

Fabiano Azevedo

Um comentário:

Tiago Correia disse...

Muito coerente vossa reflexão, porem só discordo no momento que diz que ser Cristão não é compativel com ter uma Igreja, primeiro o cristianismo não uma filosofia ou ideologia ele e contato com uma pessoa determinada , real e viva Jesus Cristo, esse mesmo Jesus quiz se fazer presente por mueio de sua Igreja pois foi sua vontade a criação dela a vemos prefigurada nos doze apostolos, e em inumeras sitações do Segunto (Novo) testamento, Mt,16 , I Cor. 12:27 - Ef. 5:23, assum não se pode ser Cristão sozinho em casa, pois ninguem se faz cristão sozinho para ser cristão tem de ser batizado ninguem se batiza e sim recebe e outrem o batismo assim passa a fazer parte de um corpo, ou seja da Igreja, se intendermos cristianismo como Jesus o queria não como filosofia relativista e edonista ele presisa de uma Igreja.